Coloque-se no lugar do seu cliente e imagine-se andando em uma região à procura de uma ótica. Na mesma rua você avista 2 óticas, uma delas muito bonita visualmente, atrativa, com uma vitrine bem organizada, limpa e com algumas opções de óculos que você gostou. Na outra ótica, a vitrine estava um pouco desorganizada, com um pouco de poeira, adesivos com aspecto de estarem velhos. Qual das duas lojas você optaria e estaria mais disposto(a) a entrar para comprar seus óculos?
A vitrine é o primeiro contato que o cliente tem com a sua marca, e ativa nele a sua “primeira impressão”. É no momento que ele visualiza a sua ótica que ele já começa a decidir pela compra ou não dos seus produtos. Portanto, cuide muito bem da sua vitrine e invista um tempo, sempre que possível, para deixá-la bem organizada e atrativa.
Confira abaixo 5 dicas essenciais para te ajudar a deixar a vitrine da sua ótica organizada e atrativa:
1ª – Evite uma vitrine muito cheia, com muita informação. Antigamente, muitas óticas tinham o costume de expor muitos produtos em suas vitrines, o objetivo era mostrar uma grande variedade, pensando que isso iria atrair os clientes. Com o passar dos anos, esta prática não foi se mostrando tão eficaz e muitas óticas passaram a organizar suas vitrines de forma mais objetiva, com menos produtos, o que pode ajudar o cliente em suas escolhas. Portanto, a nossa sugestão é que você deixe o local mais leve, menos poluído e, consequentemente, mais atrativo. Sugerimos, também, que mantenha a sua vitrine sempre limpa, com a exposição dos produtos que fazem mais sucesso junto aos seus clientes.
2ª – Cuide da exposição dos produtos e da Iluminação
Você já chegou em alguma vitrine e os produtos estavam expostos de forma desorganizada e a iluminação, mesmo durante o dia, estava ruim? É muito importante que você cuide desses 2 aspectos, pois eles influenciam diretamente na percepção que o cliente terá da sua vitrine e da sua empresa. Portanto, distribua os produtos em um formato que irá facilitar tanto para o cliente visualizar e também para o vendedor apresentá-los. E não se esqueça de colocar a etiqueta com os preços para evitar que a sua ótica seja multada, já que existe uma lei federal que obriga este procedimento.
3ª – Disponibilize produtos com foco no perfil dos seus clientes
Você conhece muito bem os seus clientes? Possui um banco de dados e conhece identificar alguns perfis de clientes? Você sabe quais são os produtos que eles mais gostam? É muito importante que você conheça seus clientes, suas necessidades, seus desejos e disponibilize produtos na sua vitrine que são mais propícios dos seus públicos gostarem. Quando um potencial cliente olhar a sua vitrine, ele vai se identificar com algum produto e terá vontade de entrar para conhecer e experimentar.
4ª – Trabalhe temas e datas comemorativas
As datas comemorativas são grandes oportunidades para serem trabalhadas. Usar essas datas para fazer uma vitrine temática e/ou realizar ofertas especiais para cada data, além de atrair a atenção do cliente, pode gerar mais vendas para sua ótica.
5ª – Acompanhe as tendências
Quais são os últimos lançamentos? Quais são as tendências da moda? É muito importante que você esteja por dentro e consiga atualizar a sua vitrine, trazendo sempre novidades. As pessoas se atraem por aquilo que é novo! Lembre-se de atualizar a sua vitrine de 15 em 15 dias. Se não conseguir, atualize, pelo menos, 1 vez por mês.
Sabemos que a correria do dia a dia e a quantidade de tarefas nos deixa um pouco menos atenciosos com o ambiente, mas não se esqueça da sua vitrine. Como mencionado acima, ela é a porta de entrada para atrair os seus clientes. A percepção que eles terão da sua óptica será muito influenciada pela sua vitrine! Cuide, também, dos móveis, da limpeza, organização interna. Todos esses detalhes são observados pelos clientes.
Cuide muito bem da “imagem e aparência” da sua ótica de uma forma geral, isso influenciará nas vendas de forma muito positiva!
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