A compreensão de uma receita de óculos nunca foi algo simples de se interpretar e explicar aos novos colaboradores de uma óptica. A receita oftalmológica descreve o grau de correção necessário para permitir a melhor visão para o usuário dos óculos, e é a partir da compreensão da receita que uma ótica pode oferecer a melhor solução de lentes corretivas e armação ao seu cliente
Com isso, separamos algumas dicas para uma melhor compreensão da receita. Para começar, devemos entender o significado das principais abreviações:
OD: Olho direito
OE: Olho esquerdo
PL/PLANO: Não tem grau na coluna que estiver preenchida essa informação.
ESF: Esférico
•Significa o grau de miopia (quando o sinal antes do número é negativo) ou de hipermetropia (se o sinal for positivo)
CIL: Cilíndrico
•Significa o grau de astigmatismo (sinal negativo)
DNP¹: Distância naso pupilar
•É o espaço entre uma pupila e o nariz.
DP¹: Distância pupilar
•É o espaço entre uma pupila e outra.
¹DNP/DP: Essas medidas servirão para que as pupilas estejam alinhadas ao centro óptico da lente dos óculos.
AD: Adição
•Indica que além da miopia ou da hipermetropia, existem alguns graus a mais para perto.
Além das abreviações, a receita também costuma ter: eixo, prisma, longe e perto. Tão importante quanto essas abreviações são os sinais indicados na frente do grau. Por exemplo, os sinais (-) negativo e (+) positivo, indicam problemas de visão diferentes, sendo:
Miopia: Sinal negativo
É um dos mais frequentes erros de refração que afeta a visão a distância. Essa patologia ocorre porque a imagem visual não é focada diretamente na retina, mas à frente da mesma.
•Causas: O problema pode ter origem porque o globo ocular é mais alongado ou o cristalino tem uma distância focal curta.
•Sintomas: Visão embaçada a distância, dificuldade para identificar objetos afastados, assistir a filmes, dirigir automóveis, entre outros. A capacidade visual parece melhorar fechando um pouco os olhos, mas a miopia não corrigida devidamente pode provocar dores de cabeça, lacrimejamento ou tensão ocular.
Hipermetropia: Sinal positivo
É um erro de refração que faz com que a imagem seja focada atrás da retina. Dessa forma, a capacidade refratária é alterada em relação aos olhos com visão normal. A hipermetropia causa dificuldade para enxergar objetos próximos e principalmente para leituras de textos.
•Causas: Ocorre quando o globo ocular possui menor comprimento ou devido a córnea ou cristalinos possuírem menor curvatura.
•Sintomas: Visão embaçada mais para perto, queixas de dores de cabeça ou cansaço ocular, sensação de peso ao redor dos olhos, ardor, vermelhidão conjuntival e lacrimejamento ocular.
Astigmatismo: Coluna CIL e EIXO, devem estar preenchidas
É uma doença ocular causada por irregularidade da córnea e o seu efeito é a distorção de imagem, pois os raios de luz não chegam ao mesmo ponto na retina.
•Causas: Decorre da diferença de curvatura nos meridianos principais da córnea ou cristalino que resultam em diferentes profundidades de foco e distorcem a visão tanto de longe quanto de perto.
•Sintomas: A imagem fica borrada e algumas queixas são frequentes, tais como dor de cabeça, sensação de ardor e hiperemia conjuntival (olho vermelho).
Presbiopia: Sinal positivo, no campo esférico na distância PERTO. Pode ser representado de duas formas, apenas com a dioptria transcrita pelo oftalmologista e também como uma adição.
É a piora da visão normal que ocorre com o avançar da idade, quando os olhos perdem a capacidade de focalizar objetos mais próximos. Também chamada de vista cansada, a presbiopia em geral começa aos 40 anos de idade e acabará acometendo todas as pessoas até os 50 anos em algum grau.
•Causas: A presbiopia ocorre em um processo natural de envelhecimento do corpo. O cristalino é uma estrutura semelhante a uma lente, que muda sua forma para melhorar a focalização das imagens, principalmente ao enxergar algo próximo.
•Sintomas: O principal sintoma revela que a chegada da presbiopia é a visão desfocada de objetos. Pessoas que nunca tiveram problemas de vista antes começam a afastar os objetos para ler.
E por último, mas não menos importante, vamos falar sobre TRANSPOSIÇÃO.
Transposição é a mudança de números e sinais, sem alterar o valor da dioptria da lente. Caso
se encontre cilíndrico positivo, usa-se a seguinte regra:
Sinais iguais: Repete o sinal, soma os dois valores para o novo esférico, inverte o sinal do cilíndrico repetindo seu valor e muda-se o eixo em 90º.
Ex.: +375+025 eixo 170º = +400-025 eixo 80º
Sinais diferentes: A única mudança é fazer a diferença do esférico com cilíndrico para determinar o novo valor do esférico.
Ex.: -200+150 eixo 25º = -050-150 eixo 105º
-100+275 eixo 120º = +175-275 eixo 30º
AS RECEITAS DE ÓCULOS SÃO DIFERENTES DAS RECEITAS DE LENTES.
É importante lembrar que as receitas de óculos de grau não são as mesmas para as receitas de lentes de contato. Algumas informações para fazer as lentes de contato e o grau certo dessas lentes só são obtidas num teste específico para a lentes de contato.
Vale lembrar que se você, como vendedor, souber explicar a necessidade do cliente através da receita de óculos, de uma forma simples, prática e que passe confiança, conseguirá vender as melhores lentes corretivas e armação, pois seu cliente irá acreditar que o que você está falando é exatamente o que ele precisa.
Se você ficou com alguma dúvida ou gostaria de fazer uma observação, deixe seu comentário abaixo ou entre em contato conosco, ficaremos felizes em te responder! Se ainda não conhece o nosso laboratório, clique aqui e entre no nosso site. Será um prazer, pra nós, conhecer a sua óptica e apresentar o nosso trabalho e nossos serviços!
Comentários recentes