O objetivo na criação das lentes multifocais foi tornar a vida de quem precisar usar a combinação de dois óculos mais fácil. Mas convencer uma parte dos clientes dessa praticidade nem sempre é fácil. Pensando nessa dificuldade, separamos algumas dicas para ajudar na venda e auxiliar os clientes de sua ótica na adaptação dessas lentes.

Também conhecidas como lentes progressivas, o intuito é corrigir a presbiopia, ou popularmente conhecida, a vista cansada, que ocorre principalmente em pessoas com idade acima dos 40 anos. Onde pode ocorrer do cliente não conseguir enxergar perfeitamente de perto, e em alguns casos, a visão de longe também é afetada.

Pensando nessa dificuldade, as lentes multifocais possuem três campos de visão, permitindo que o cliente consiga enxergar bem o que está perto e também numa distância intermediária e para longe ao mesmo tempo. Assim, facilitando e ajudando a vida de quem escolhe essas lentes.

Muita praticidade, não é mesmo?! Mas, na maioria das vezes o cliente não vê essas vantagens e acaba escolhendo as lentes monofocais. E por isso, você precisa ter argumentos simples e objetivos para explicar as vantagens das lentes multifocais.

Entre os principais motivos do cliente não escolher multifocais, são porque revelam a idade, maior dificuldade na adaptação e um valor mais alto em comparação as lentes de visão simples. Identificando qual o motivo da resistência contra o uso do multifocal, é mais fácil argumentar com o cliente e garantir a venda. Por exemplo, no caso da primeira opção você pode oferecer uma armação mais bonita e jovial e que combine com rosto do seu cliente. Já em relação ao valor, o melhor argumento é apresentar a tecnologia que envolve o processo de fabricação das lentes, frisando a praticidade de se usar um óculos com lentes multifocais.

Nas lentes multifocais a parte para a visão de perto fica em baixo, para a visão intermediaria fica no meio e para longe na parte superior. Fazendo com que os movimentos naturais dos olhos sejam respeitados, sem prejudicar a rotina do cliente. Mas é normal que nos primeiros dias de uso, exista um desconforto. Sendo importante que seja informado ao cliente todos os benefícios, mas também a posição correta de cada foco e alertar sobre os incômodos iniciais. Lembrando-o que quanto mais o cliente insistir no uso, menor será o tempo de desconforto.

Entre as principais reclamações no começo do uso das lentes são náuseas ao caminhar. Isso se deve ao fato de a pessoa visualizar com o corretor da lente. Por isso, é importante que você mostre a postura correta para o cliente. E por último, mas não menos importante, esteja a disposição do seu cliente no pós venda, fazendo-o que ele confie em você e no seu trabalho e sinta-se confortável para procurar ajuda se necessário.